Peru: o destino com inúmeras possibilidades 

Sempre existe algo diferente a ser visto em sua viagem pelo Peru. O país é de fato conhecido mundialmente por Machu Picchu, mas é tão diverso e plural que conta com atrações curiosas e surpreendentes em todos os cantos.

É por isso que vale a pena sempre colocar o Peru na sua lista de viagens e se aventurar pelos roteiros diferentes que a Cia Eco pode criar com você. Nossa diretora, Denise Santiago, já esteve algumas dezenas de vezes no país e pode garantir que sempre tem algo novo a ser conhecido e aquela vontade de voltar e ver mais coisas sempre fica. Conheceu lugares mais distantes ao norte do Peru, como Chiclayo e Trujillo, tanto nos mais consagrados, como Nazca, Paracas, Cusco, Puno, Arequipa, Machu Picchu e Lima.

O que mudou desde a primeira viagem, há cerca de trinta anos? A infraestrutura era bem mais simples e o fluxo de visitantes fosse menor, inclusive nos atrativos mais procurados em que hoje o controle de viajantes seja mais rigoroso.  Mas, a boa notícia é que sempre existem novas possibilidades a serem exploradas no Peru. Aliás, essa é uma das novidades que Denise acaba de trazer para os viajantes que aproveitam a nossa consultoria e assessoria completa antes, durante e após a viagem: a trilha Ausangate.

Ausangate, a montanha Sagrada

Uma das montanhas mais impressionantes dos andes é também um dos atrativos com mais sensação de exclusividade. Conhecida por ser a quinta montanha mais alta do Peru com sua altitude de 6.384 metros, a montanha Ausangate é reverenciada pelos povos originários por ser de um espírito protetor, Apu. 

A natureza ao seu redor é realmente angelical. Paisagens que se assemelham a pinturas, com lagoas coloridas, glaciares e montanhas de mineralização com cores distintas atraem tanto quem busca pelo sagrado quanto quem quer se reconectar com a natureza e nada mais. 

A jornada é diferente de tudo o que vemos em outros lugares – aliás, o circuito é distante do tradicional e conta com um grupo bem seleto de praticantes de longas caminhadas. É bem comum passar dias sem encontrar outro grupo de viajantes.

Ao longo do percurso conhecemos vilarejos com a autenticidade de um povo que adora receber viajantes e compartilhar suas boas histórias. Aquela sensação de estar em uma jornada genuína é arrebatadora.

Vinicunca, a Montanha Colorida

Tons de diferentes cores se sobrepõem de forma vibrante. São camadas de minerais que criam um espetáculo natural que brilham os olhos. Lá de cima, uma vista panorâmica de 360 graus de todo o entorno com paisagens impressionantes da Montanha das 7 cores. A caminhada pelo Vale Vermelho fará você se sentir como se estivesse caminhando em Marte. Imperdível!

Nossa escolha: Andean Lodges

Uma rede de hospedagens confortáveis nos lugares mais remotos das montanhas andinas. O Andean Lodges oferece experiências autênticas para quem adora se conectar com a cultura local, a natureza de lugares isolados, mas que ainda prefere aproveitar o conforto e a hospitalidade de uma boa estadia.

Essa foi a escolha da nossa diretora para a sua caminhada pelas montanhas andinas. A equipe nota dez, com guias especializados em equipamentos voltados para caminhadas em altitude, além de uma gastronomia deliciosa conquistaram Denise. 

“Todos os dias quando chegamos no lodge tem mimos, lanches deliciosos, pipoca andina. Tem até uma cerveja Cusqueña ou vinho para comemorar’’, relata sobre os dias de caminhada.

Aclimatação  

Outro cuidado que o roteiro conta é com a aclimatação antes das muitas horas de caminhadas contemplativas diárias. É importante que o viajante chegue alguns dias antes ao Vale Sagrado e em Cusco para acostumar o corpo com a diferença do nível do mar.  ‘’Mas esses dias não são passados em branco, afinal, existe muito a ser visto pela região’’, conta Denise. ‘’É muito importante que o viajante leve a aclimatação a sério antes de realizar atividades como essa trilha. A aclimatação evita o mal de altitude, o soroche, que pode trazer problemas como dores de cabeça.’’

Roteiro de 5 dias e 4 noites

Uma caminhada de cinco dias de tirar o fôlego na Cordilheira Vilcanota, na rota de Apu Ausangate, localizada próxima à montanha sagrada mais alta da região de Cusco. Essa é a nossa sugestão para os amantes da natureza e que apreciam longas caminhadas.


DIA 1: CUSCO – CHILLCA 

Visita ao templo de Checacupe, passando pelo vale de Pitumarca, seguida de uma caminhada até Chillca. Membros da comunidade nos recepcionam no alojamento andino, com música nativa e culinária andina.


DIA 2: CHILLCA – MACHURACAY 

Caminhada pelo vale glaciar de Phinaya, onde é possível avistar alpacas e lhamas. A trilha sobe até a cachoeira Pjachaj, com um piquenique no topo.


DIA 3: MACHURACAY-ANANTAPATA

São 5.100 metros de altitude em caminhadas com vistas panorâmicas até o Lago Ausangate Cocha. A paisagem muda para formações de arenito vermelho, com avistamentos de vicunhas e condores.


DIA 4: ANANTAPATA-HUAMPOCOCHA

A subida pela montanha continua, até ser chegada a hora de descer até o Lago Kayrawiri, cercado por picos e vales. Passamos pela Geleira del Inca e pelo tão aguardado Monte Vinicunca. Vamos ao tão aguardado topo da Montanha Colorida em um horário com menos viajantes, tudo para deixar a experiência mais exclusiva. São faixas coloridas de minerais naturais que moldam uma belíssima paisagem.

Conhecido por suas colinas vermelhas, resultado de minerais no solo, o Vale Rojo é nossa próxima parada. Menos visitado e mais tranquilo que a Montanha das Sete Cores, oferece paisagens impressionantes e uma caminhada desafiadora em alta altitude, proporcionando uma imersão nas belezas naturais e culturais dos Andes. 


DIA 5: HUAMPOCOCHA-CUSCO 

O último dia de caminhada tem vistas extraordinárias, que nos levam pela floresta de rochas de calcário Karst até Trapiche. 

Há opções de roteiros mais curtos, desde 2 dias com uma pernoite no refúgio. Achou a ideia de viver essa experiência interessante? Entre em contato com nosso time de consultores e planeje a sua experiência marcante.


Deixe um comentário