Responsabilidade Social

Amantes do ecoturismo são mais que turistas, são viajantes que necessitam descobrir o que se esconde por trás de cada destino e desejam ampliar os seus horizontes de forma consciente e responsável.

A Cia Eco apoia diversos projetos e campanhas sócio-ambientais junto às comunidades, com o objetivo de preservar o meio ambiente e as atividades sociais que garantem melhoria na qualidade de vida das populações locais.

Conheça os nossos projetos e participe das campanhas!


Projeto escola comunitária “Jardim das Bromélias”
Península de Maraú, litoral sul da Bahia

Com um dos menores índices de desenvolvimento humano do pais e uma taxa de analfabetismo acima da media brasileira, a região da Península de Maraú, litoral sul da Bahia, vive a inexistência de programas públicos de creche e pré-escola, a crise educacional no ensino fundamental e a ausência de programas que dêem suporte real às famílias para evitar delinqüência, roubo e uso de drogas.

Vejam os dados alarmantes aqui.
www.jardimdasbromelias.org.br

Para melhorar este quadro, a ONG Instituto PROMAR criou o projeto sócio-educativo Escola Comunitária Jardim das Bromélias”, que atende crianças e famílias dos povoados do Cassange, Saleiro, Saquaíra, Arandis e Algodões.

O problema central a ser trabalhado neste projeto educacional é combater o subdesenvolvimento físico, mental e exclusão social, objetivando promover o desenvolvimento integral das crianças do Povoado e entorno, especialmente aquelas que são dependentes de famílias que vivem em situações de vulnerabilidades, fortalecendo seus vínculos com a família, com a comunidade e com o meio ambiente.

O ensino é baseado na Pedagogia Waldorf do austríaco Rudolf Steiner e tem como missão propiciar o desenvolvimento pleno da individualidade humana, preservando e resgatando as forças da infância para que atuem na sua missão futura.

A Cia Eco contribui mensalmente com o projeto. Faça o mesmo e ajude você também.

Mais informações: www.jardimdasbromelias.org.br


Associação Grãos de Luz e Projeto Griô
O grupo desenvolve um trabalho voltado para as crianças e adolescentes de baixa renda da cidade de Lençóis. O objetivo deste projeto é ensinar, orientar e estimular a formação de cooperativas para produção artesanal em papel reciclado e costura com retalhos. Atua também na capacitação de professores da rede pública e em projetos de educação ambiental.
Os clientes da CiaEco que viajam para a Chapada Diamantina contribuem com à Associação Grão de Luz.


GAP – Grupo Ambientalista de Palmeiras
Na região do Vale do Capão, o Grupo Ambientalista de Palmeiras desenvolve um programa de coleta seletiva e reciclagem de lixo, além de combater as queimadas dentro do Parque Nacional da Chapada Diamantina. Fundado em 1992 por moradores da cidade de Palmeiras, o GAP tem hoje 15 membros atuantes e conta apenas com os recursos das doações de turistas e empresários locais.
Os clientes da Cia Eco que viajam para a Chapada Diamantina contribuem com o GAP.


Clique árvore!
O clickarvore é um programa de reflorestamento com espécies nativas da Mata Atlântica pela Internet. Cada clique corresponde ao plantio de uma árvore, custeado por empresas patrocinadoras, e agora também pela própria sociedade civil através de uma nova ferramenta de e-commerce.

A Fundação SOS Mata Atlântica, o Instituto Ambiental Vidágua e o Grupo Abril estão unindo esforços para captar recursos e convertê-los em árvores com a ajuda da Internet.
Para cada clique, uma árvore será plantada. Assim, pretende-se mudar o atual quadro de devastação da Mata Atlântica.
Para apoiar, acesse: www.clickarvore.com.br/


Florestas do Futuro
O Programa Florestas do Futuro reúne a sociedade civil organizada, a iniciativa privada, proprietários de terras e o poder público em um programa participativo de reflorestamento.
Através do reflorestamento, feito com espécies nativas, em áreas de matas ciliares (matas que crescem ao entorno de cursos d’água), o Florestas do Futuro atua simultaneamente em três frentes distintas, todas de vital importância para a preservação e recuperação do meio ambiente: O seqüestro de carbono, a manutenção da biodiversidade e a preservação de nossos recursos hídricos.

Para conhecer mais detalhes deste programa, acesse o site: www.florestasdofuturo.org.br


Compromisso contra a Exploração Sexual de Crianças no Turismo
A Cia Eco apoia a grande campanha contra a exploração sexual infantil no turismo no Brasil.
Para conhecer os detalhes dessa campanha, acesse o site: www.ecpat.org


Ações internas:
– Uso racional de papéis e energia elétrica;
– Divisão de materiais para reciclagem e utilização de materiais reciclados;
– Materiais de viagem produzidos artesanalmente com papel reciclado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s