Altiplano Andino revela paisagens extraordinárias

Lagunas, salares, vulcões, deserto, cânions e montanhas policromáticas fazem da extensa e variada.

Lagunas, salares, vulcões, deserto, cânions e montanhas policromáticas fazem da extensa e variada paisagem do Altiplano Andino uma visão surreal. Segundo maior planalto do mundo, a região está localizada entre o sul do Peru, o sudoeste da Bolívia e o norte do Chile e da Argentina, a cerca de 3.000 metros de altitude. Com 8.000 quilômetros de extensão, seus maiores destaques são Salar de UyuniDeserto do Atacama e Jujuy.

Uyuni

Em Uyuni, na Bolívia, uma imensa planície branca de sal se estende diante de olhos incrédulos. Em meio ao branco do Salar do Uyuni todos ficam fascinados. A sensação é indescritível! No caminho, há maravilhas como as lagunas Verde e Colorada. Ao fundo, o vulcão Licancabur se ergue fazendo contraste com seu relevo. Outro cenário para se admirar é a laguna Hedionda, habitada por bandos de flamingos.

Logo depois das chuvas de verão o Salar se transforma. Uma fina camada de água sobre a superfície converte a planície em um gigantesco espelho d’água. Também é o período em que flamingos migram para a região, colorindo a paisagem. Esse fenômeno, que acontece até abril, é uma questão de tempo, chuva e, portanto, de sorte.

O período seco, de abril a setembro, ainda é a melhor época para visitar o Uyuni e seus curiosos hotéis de sal. Feitos com blocos de sal, desde o piso e as paredes até os móveis, eles fazem com que você mergulhe ainda mais no clima surreal da viagem.

Vale à pena dormir pelo menos uma noite em um deles. Depois mude de paisagem para conhecer o deserto mais árido do mundo – o Atacama.

atacama

O cenário muda, mas não o fascínio. No Atacama, a beleza é composta por vulcões, gêiseres, lagunas e formações geológicas. A fama e o nome do Vale da Lua são mais do que merecidos. Suas formações de areia, sal e rochas esculpidas pelo tempo provocam a sensação de estar em outro planeta.

No extenso Salar de Atacama, em meio a cristais de sal, surgem lagoas azuis, como a Laguna de Chaxa, onde se observa flamingos. Já as Lagunas Miscanti e Meñique ficam em um belo vale cercado por montanhas nevadas e pequenas vilas, como Toconao e Socaire.

Banhar-se nas águas do Atacama é uma experiência e tanto! Entre na pequena lagoa que fica junto à bela laguna Cejar. A salinidade das águas é tão grande que você boia facilmente. Não deixe de experimentar um banho termal quando visitar os Gêiseres do Tatio. É revigorante!

Na região de Atacama, há ainda ruínas incas, cidades fantasmas e a história dos atacamenhos para conhecer.  Passeios de aventura, como cavalgadas, trekking e biking são opções para explorar essas incríveis paisagens.

Salta_jujuy

No norte da Argentina, na província de Jujuy, há um destino impressionante que ainda não tem a fama do Salar de Uyuni nem do Deserto do Atacama. A Quebrada de Humahuaca foi declarada Patrimônio Cultural e Natural da Humanidade pela Unesco em 2003.

O cânion estreito e montanhoso é cercado por escarpas e montanhas multicoloridas, pigmentadas por minerais, como o Cierro de los Siete Colores, no charmoso povoado de Purmamarca. Outros lugarejos de Humahuaca, como Tilcara, preservam a cultura de uma aldeia dominada pelos incas, mas que teve marcas da presença humana dez mil anos atrás.

A região também possui um imenso salar. Salinas Grandes tem 12 mil hectares. Um enorme tapete branco que se estende a perder de vista. Para os amantes de um bom vinho, as vinícolas nos arredores de Cafayate é outra atração na região norte da Argentina. Todas oferecem degustações com conforto e requinte. A cidade com maior herança colonial em sua arquitetura é Salta, que tem a alcunha de “Salta, a linda”.

Fazemos roteiros conjugados pelo Altiplano Andino para que você possa apreciar o melhor desses destinos maravilhosos. Fale conosco!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s