Diferentes épocas para visitar os Lençóis Maranhenses

O litoral oriental do Maranhão possui duas estações características ao longo do ano. A chuvosa, de fevereiro a maio, e a seca, de junho a janeiro. Após a estação chuvosa o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses apresenta seu mais belo cenário, pois as lagoas interdunares estão cheias.

Conforme o período seco avança as lagoas secam pouco a pouco, chegando em novembro com o nível bem baixo. Mas é bom deixar claro, isso tudo depende do regime de chuva do ano, portanto, é sempre bom buscar informações com a administração do Parque Nacional ou com o receptivo local.

O melhor período para visitar o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses vai de maio a setembro, mas a unidade está aberta a visitação o ano inteiro, de segunda a segunda, das 08:00 às 18:00.

Nível das lagoas

Período: De Maio a Agosto 

vist_lagoas_alto
Após o período chuvoso no litoral oriental do Maranhão, que chega a ter 4 meses de chuvas intensas, as lagoas e rios do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses estão com o nível de água máximo, proporcionando ao visitante a oportunidade de conhecer a imagem símbolo dos Lençóis Maranhenses: lagoas multicoloridas cercadas por dunas de areia branca.

Neste período recomendamos aos visitantes que entrem no PNLM em veículo próprio que tomem cuidado nas trilhas fora de estrada pois estão alagadas. Obrigatoriamente o veículo deve possui snorkell.

Atividades recomendadas:
Recreação na água, nadar;
Contemplação de lagoas e dunas;
Caminhadas.

Período: Setembro a Outubro / Fevereiro a Abril

vist_lagoas_medio

Conforme a estação seca vai se firmando, as lagoas passam a secar devido a ação do sol e do vento. Neste período as lagoas não estão tão cheias mas possibilitam ainda a oportunidade de recreação na água, só que limitada. A paisagem do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses começa a mudar, as lagoas diminuem de tamanho e profundidade e aumenta a presença de algas e vegetação aquática.
No início do período chuvoso as lagoas ficam com nível médio enquanto enchem, entretanto nesta época chove forte quase que diariamente.

Atividades recomendadas:
Recreação na água limitada;
Contemplação de lagoas e dunas;
Caminhadas.

Período: Novembro a Janeiro

vist_lagoas_baixo

No auge do ‘verão’, como é chamado o período de estiagem na região que vai de Junho a Janeiro, as lagoas e rios temporários estão secos ou com o nível baixo de água. As lagoas dão lugar às pastagens e várzeas, que se formam em cima do solo úmido que era o leito da lagoa. Neste período a recreação na água é possível apenas nas lagoas perenes, como a lagoa do Peixe e a lagoa da Esperança.

Atividades recomendadas:
Recreação na água nas lagoas perenes;
Contemplação de dunas;
Caminhadas.

Fonte: www.icmbio.gov.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s