Descobrindo a beleza da Noruega durante as luzes do verão

Sugerir países nórdicos como destino de viagem sempre leva as pessoas a pensarem na Aurora Boreal. Depois de 25 anos trabalhando com turismo, já me acostumei com viajantes que descartavam visitar a Noruega durante os meses de verão porque a principal atração que buscavam lá só acontece no inverno. Mas, felizmente, minha experiência no país durante a estação mais quente me permitiu mostrar para grande parte deles que a Noruega vale muito a pena durante o verão – tanto quanto no inverno.

Abaixo, listo alguns lugares que conheci e considero essenciais em uma viagem no verão norueguês.

 

As cidades

Oslo

A vibrante capital oferece uma boa mistura de vida urbana e natureza. Oslo não é uma cidade super grande, o que facilita conhecê-la. Você pode passear a pé ou andar de bicicleta entre as casas de arquitetura escandinava nova e antiga. Além disso, foi nomeada em 2019 como Cidade Verde da Europa, graças à dedicação local para redução da poluição e conservação dos espaços naturais.

Para aproveitar a estadia e conhecer profundamente a história da cidade, sugiro ir ao museu Fram, onde há um navio de mesmo nome, que foi o primeiro construído no país e era utilizado para pesquisa polar em expedições no Ártico.


Bergen

A segunda maior cidade da Noruega oferece o charme de cidades pequenas e é também porta de entrada para diversos fiordes. Mas Bergen vai além disso. A paisagem por ali se enche de casas às encostas das montanhas, ruas estreitas de paralelepípedos, o museu de arte KODE, além do famoso cais Bryggen – que é  patrimônio mundial da UNESCO e condensa diversos museus, lojas, galerias de arte e restaurantes.

Os amantes de frutos do mar também têm motivos de sobra para gostar de Bergen, porque ela é classificada como uma Cidade da Gastronomia da UNESCO. Entre as especialidades, você encontra o bacalhau cozido no vapor, a sopa e os bolinhos de peixe. 


Flam

Flam é charmosa, repleta de bares, restaurantes e cervejarias artesanais. Além de ser porta de entrada para o Nærøyfjord, oferece também a visita à estrada de ferro e ao Viking Valley, onde você pode conhecer alguns vikings modernos.

Dica: Vale a pena ficar mais tempo em Flam. Além do encanto da cidade, de lá saem vários tipos de barcos, inclusive em embarcações menores ou caiaques para explorar a região dos fiordes.


Ålesund

A pequena cidade da costa oeste da Noruega é a porta de entrada para fiordes famosos, como o Geirangerfjord, e para o ainda não descoberto Hjørundfjord. Ali, você vai encontrar o distrito Art Nouveau, com diversas construções coloridas e características desse movimento que lhe dá nome, lojas de discos e restaurantes. Se você procura aventura, pode visitar o Farol de Alnes ou fazer uma caminhada desafiadora até Slogen.


Stavanger

A cidade portuária fica na costa sudoeste da Noruega, é cercada por montanhas e praias. No centro histórico, Gamle Stavanger (ou Velha Stavanger), você encontra casas que foram feitas de madeira durante o século XVIII, pequenos museus onde você pode aprender sobre coisas como a história viking e a Catedral de Stavanger, construída no século X. No verão, o porto fica especialmente bonito e a cidade celebra seu próprio festival de arte de rua, chamado Nuart.

Os fiordes

A Noruega é super conhecida por seus fiordes e alguns deles são classificados como Patrimônio Mundial da UNESCO. Eles consistem em um braço de mar que se estende entre duas grandes montanhas, como vales estreitos no oceano, calmos para navegar. A maioria dos fiordes da Noruega são áreas naturais protegidas e recebem centenas de milhares de visitantes todos os anos. 

Já estive em alguns e, embora seja difícil listar os mais bonitos – porque todos são belíssimos! -, compilo abaixo os que mais me impressionaram.

Sognefjord

Ele é, na verdade, uma ramificação do Sognefjord. É conhecido por ser extremamente estreito, cercado por montanhas altíssimas. A vista é maravilhosa, porque além das águas e da vegetação, você pode se deparar com a vida selvagem: águas, golfinhos, focas e lontras sempre aparecem por lá.

Simplesmente incrível. Não à toa, é conhecido como “O Rei dos Fiordes”. Ele fica na costa oeste da Noruega, é o mais longo e profundo do país e foi formado na última Idade do Gelo. Para complementar a beleza da paisagem, você pode subir na Flåm Railway e pegar um assento na janela para aproveitar a vista durante o passeio pelas montanhas, picos, vales e cachoeiras. 

Dica:
A Igreja de Urnes Stave está localizada em um dos braços do Sognefjord e é a mais antiga igreja de madeira do país. Sua construção e as esculturas que lá estão representam um estilo que já foi muito popular nessa região da Europa e que agora só são encontradas na Noruega. É uma visita bem interessante, que revela a mistura entre tradições cristãs e vikings.


Nærøyfjord

Ele é, na verdade, uma ramificação do Sognefjord. É conhecido por ser extremamente estreito, cercado por montanhas altíssimas. A vista é maravilhosa, porque além das águas e da vegetação, você pode se deparar com a vida selvagem: águas, golfinhos, focas e lontras sempre aparecem por lá.


Hjørundfjord

Com imponentes picos alpinos e águas cristalinas, o Hjørundfjord é perfeito para caminhadas e passeios de caiaque. Apesar de ser um dos fiordes mais bonitos da Noruega, ainda não foi descoberto pelo turismo de massa e, por isso, visitar a região te poupa de multidões e permite conhecer os habitantes locais que vivem em pequenas vilas. A cidade art déco que já mencionei acima, Ålesund, está localizada na costa!


Geirangerfjord

É o fiorde mais popular e amado da Noruega por sua imponência. Para se ter noção, ele tem 260 metros de profundidade e, ao seu lado, estão montanhas que chegam a até 1700 metros de altura. Esse contraste cria algumas cachoeiras, como a famosa Seven Sisters Falls. O Geirangerfjord está situado próximo à cidade de Ålesund.


Lysefjord

Situado a leste de Stavanger, é um fiorde popular para caminhadas, pois abriga inúmeras trilhas e pontos de observação, incluindo Pulpit Rock. Além disso, é uma das 13 regiões da Noruega que receberam o título de Destino Sustentável.


Caminhadas para os viajantes ativos e aventureiros

Trolltunga

O nome é da formação rochosa que fica na região de Vestland que possui um penhasco de cerca de 700 metros de altura, acima do lago Ringedalsvatnet. Mas Trolltunga é também como se conhece uma das caminhadas mais bonitas da Noruega. Eu fiz e o visual é incrível! Ela é uma caminhada de nível intermediário e o melhor acesso à região é por barco a partir de Bergen.


Pulpit Rock

Para quem gosta de caminhadas mais longas, vale super a pena. A Pulpit Rock fica localizada no Lysefjord e para chegar até lá você precisa caminhar por cerca de dez quilômetros – o que leva mais ou menos de quatro a cinco horas. A subida é recompensadora: o topo tem mais de 600 metros de altura e te dá uma belíssima vista do fiorde. Não à toa, este é um dos locais mais fotografados da Noruega.

Para uma visita extra

Eu não tive a oportunidade de conhecer, mas em uma próxima visita à Noruega com certeza colocarei como um dos pontos de parada a Estrada Atlântica. Ela é um trecho de uma rodovia que tem cerca de oito quilômetros e conecta a ilha de Averøy ao continente em Eide, passando por cima do Oceano Atlântico. É um pouco fora do caminho dos pontos turísticos habituais, mas dizem que vale a pena o desvio.

Relato Denise Santiago, diretora da Cia Eco.

VEJA NOSSOS ROTEIROS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s