Pensar nas ilhas gregas é trazer à mente imagens de pôr do sol dourado, águas azuis cristalinas, praias de areia infinitas e pequenas casas brancas e azuis, romanticamente localizadas nos topos de colinas. Quem já visitou alguma delas pode atestar sua imensa beleza natural, quase surreal, e seu charme único, que não se encontra em mais nenhum lugar.
Embora algumas ilhas atraiam a maioria dos turistas, existem dezenas de opções para escolher. Todas elas têm paisagens extraordinárias e cada uma apresenta fascínio, características e história próprias. Geograficamente, elas foram cinco grupos distintos, de acordo com sua localização: há as ilhas Jônicas, as Cíclades, as Dodecanes, as Sarônicas e as Espórades.
Ao longo dos séculos, as regiões foram influenciadas e moldadas pelas culturas e tradições dos colonos e invasores. Por exemplo, as Ilhas Jônicas receberam forte influência veneziana, enquanto as Cíclades são classicamente gregas.
Para os viajantes que querem fugir da rota já muito conhecida das ilhas de Santorini e Mykonos, é preciso escolher outras ilhas com base no estilo de viagem que deseja. Selecionamos algumas das nossas ilhas preferidas, que combinam tranquilidade, boas hospedagens e belíssimas praias.
Milos

Uma pequena ilha vulcânica, faz parte do grupo das Cíclades, a noroeste de Santorini. Por ter origem em um pedaço de terra cheio de vulcões, Milos tem muitos cenários naturais dramáticos, com enseadas, falésias e praias (mais de 80!) cujas areias possuem cores únicas, que vão do esmeralda ao rosa.
Lá, você verá as rochas lunares de Sarakíniko, os arcos rochosos de Kléftiko e a deslumbrante praia de Alogomántra – e, dependendo da época do ano, terá esses lugares praticamente só para você.
Milos também é conhecida por suas delícias culinárias, como a torta de melancia, e pela super conhecida estátua da Vênus de Milo.
Paros

Menos popular do que as vizinhas Santorini e Mykonos, Paros está ficando conhecida lentamente e não é difícil entender por quê: a ilha Cíclade tem autenticidade. Pense em pequenas vilas gregas, ruelas de paralelepípedos que formam um labirinto para você se perder, tabernas tradicionais à beira-mar, belas praias com águas cristalinas e românticos pores do sol no Mar Egeu.
Naoussa, a cidade ao norte da ilha, esbanja restaurantes bonitos ao ar livre, bares e lojas que se enfileiram no labirinto do centro da cidade. É o local perfeito para apreciar o pôr do sol e tomar um coquetel. Você também pode conhecer a vila de Lefkes e Parikia, além da ilha vizinha, chamada Antiparos.
Creta

Creta é a maior de todas as belas ilhas da Grécia e a quinta maior do Mar Mediterrâneo. Por seu tamanho, se divide em diversas cidades e há muito para ver por lá, o que significa que você pode facilmente ficar uma semana ou duas apenas na própria ilha.
A sua localização estratégica, ao sul da Grécia e norte do continente africano, fez da ilha de Creta uma encruzilhada onde povos e civilizações deixaram uma marca permanente, juntamente com um rico patrimônio cultural. Ao longo dos tempos, minóicos, micênicos, turcos, otomanos, árabes e venezianos moldaram a identidade da ilha.
As cidades antigas de Chania e Rethymno compartilham uma fascinante combinação de elementos arquitetônicos venezianos e otomanos. Mas há também pequenas vilas, que mantém o coração da verdadeira tradição de Creta, como Archanes, Zaros e Asites na região de Heraklion; Vamos e Chora Sfakion na região de Chania; Anogeia, Axos e Margarites na região de Rethymno.
Além da história, a costa interminável da ilha apresenta inúmeras praias. Balos, Falasarna e Elafonisi são três praias belíssimas na região de Chania.
Rhodes

Rodes foi a primeira ilha grega que visitei… e que introdução. enquanto estiver lá, vá até a vila de Lindos e veja a Acrópole e os locais medievais dentro da própria cidade velha. Para alguns dos pratos mais saborosos, vá ao Ta Kardasia se estiver ansioso por uma autêntica comida grega. Eles fazem o melhor moussaka de toda Rodes.
Também conhecida como a “Ilha dos Cavaleiros”, Rhodes é uma das ilhas dodecanese. Combina uma rica história e arquitetura medieval com a cultura tradicional grega. As lindas praias nas encostas das montanhas; as vilas que dominam as cidades litorâneas, os sítios arqueológicos, os monumentos medievais e os hotéis conspiram para tornar tão difícil resistir às belezas da ilha.
A Cidade Velha de Rhodes, com o Palácio do Grão-Mestre, a Rua dos Cavaleiros, o antigo porto de Mandraki e a Praça de Hipócrates, é o local mais importante a visitar na ilha, classificado como Patrimônio Mundial pela UNESCO. Entre as praias, vale a pena visitar Tsambika, Ladiko, Kallithea, Saint Paul’s Bay e outras.
Symi

Localizada perto da costa da Turquia, Symi é uma das ilhas do Dodecaneso. Se você está procurando um destino um pouco diferente das famosas ilhas gregas com construções em azul e branco, em Symi encontra o porto mais colorido da Grécia. Uma vez lá, acenda uma vela no mosteiro em Panormitis, até o castelo de Symi e os moinhos, experimente a culinária local e aproveite as belas praias.
Skopelos

Uma das 24 ilhas do arquipélago de Esporades, Skopelos tem menos que cinco mil habitantes e é conhecida como a ilha mais verde de todo o Mediterrânio – 80% do seu território é ocupado por florestas de pinheiros. Apesar de sua beleza natural sem tamanho, geralmente Skopelos é ofuscada pela ilha vizinha, Skiathos, mais conhecida entre os viajantes do mundo todo. Se você já assistiu o filme Mamma Mia, sabe de onde estamos falando: Skopelos foi o cenários das gravações do musical.
A ilha também tem uma herança cultural significativa. É conhecida desde a Antiguidade por seu vinho, sua longa história na produção de cerâmicas e esculturas em madeira, além das inúmeras igrejas.
Zakynthos

Também uma ilha no Mar Jônico, Zakynthos é simplesmente deslumbrante. Uma de suas praias, Navagio, é constantemente eleita como uma das praias mais bonitas do mundo. E as outras não deixam a desejar: o contraste de falésias rochosas, águas azuis cristalinas e areia dourada são comuns por lá.
Se quiser mergulhar, vá para Marathonisi, uma pequena ilha desabitada onde o fundo do mar é deslumbrante. Além das praias, Zakynthos é famosa pelas cavernas azuis, onde a cor da água é tão vibrante que parece que você entrou em uma pintura.
Já na cidade de Zakynthos, aproveite cafés, bares e restaurantes, além da cultura multifacetada da ilha. Visite o Museu Folclórico de Bertzagio, a estátua de Dionysios Solomos na Praça Solomos, o templo de Agios Dionysios, que também é o santo padroeiro da ilha, e a Catedral de St.
Kefalônia

É a maior ilha Jônica. Por lá, o verde das montanhas (que são cobertas por pinheiros, ciprestes e oliveiras!) se mistura com o azul da água, tornando-a um destino único. Nas regiões menos montanhosas você encontra vinhedos onde são produzidos os famosos vinhos Kefalonian Robola.
Se você gosta de snorkeling ou mergulho, o fundo do mar ao redor da ilha definitivamente te deixará feliz. Lá é possível encontrar tartarugas marinhas e focas. Além das águas, outras atrações de Kefalonia são o lago da caverna de Melissani, a tradição culinária, a história, as aldeias tradicionais e a animada vida noturna.
Lefkada

Conectada à Grécia continental por uma pequena ponte, Lefkada pode ser acessada de carro, sem necessidade de ferry. Assim como Kefalonia, a ilha Jônica possui boa parte do território coberto por vegetação, que se alterna com praias belíssimas – é conhecida como o Caribe grego. Lá, você pode visitar as vilas, como a cidade de Lefkada, a capital, Sivota, Agios Nikitas e Vassiliki, onde há muitos restaurantes tradicionais de peixe e frutos do mar. Mas um de seus principais atrativos são os esportes: ali é possível praticar windsurf, kitesurf, mountain biking, trekking e escaladas.
Corfu

No lado oeste da Grécia, Corfu é uma das ilhas Jônicas. Os venezianos governaram a ilha de 1386 a 1797, deixando para trás muitos edifícios que dão ao lugar um charme único. Por isso, até hoje Corfu é conhecida por sua cidade velha, com suas ruas de paralelepípedos, arquitetura em estilo veneziano e vistas deslumbrantes do mar.
Não deixe de visitar o Cabo Drastis, o Mosteiro de Vlacherna e o deslumbrante canal d’Amour. No mais, passeie pelos becos estreitos, ladeados por prédios em tons pastéis, saboreie uma xícara de café grego em uma das muitas cafeterias ao ar livre ou faça um passeio de barco para explorar as várias ilhotas da costa de Corfu.