Peru, um país que vale muitas viagens

Machu Picchu

Mistério, história, paisagens deslumbrantes e culturas milenares. O Peru tem mais a revelar do que as mundialmente consagradas imagens de Machu Picchu e Cuzco.

Lago Titicaca - Uros
E para quem deseja esticar a viagem e conhecer outros atrativos, há muito mais. No lado peruano do Lago Titicaca, você pode visitar uma das impressionantes ilhas flutuantes dos Uros, povo que descende de uma das culturas mais antigas do continente. As ilhas artificiais são criadas com as raízes da totora, planta que cresce no lago e também é usada para criar barcos e casas. Pisar nelas é como andar em um colchão. Uma sensação incrível! O Lago Titicaca tem outros tesouros. A Ilha Taquile é um deles. Considerada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, preserva tradições e culturas seculares do tempo do império Inca.

Arequipa e Canyon del Colca
Arequipa, uma cidade aos pés dos vulcões El Misti, Chachani e Picchu Picchu, também é Patrimônio da Humanidade. Ganhou esse título por causa dos belos edifícios de arquitetura barroca dos séculos XVI a XVIII do seu centro colonial. Conhecida como a “Cidade Branca”, é considerada a cidade mais interessante e bonita do Peru depois de Cuzco. Sua beleza ainda se estende pelos arredores, com seus vulcões, vales, montanhas e o majestoso Cânion do Colca, um dos mais profundos do mundo. É habitat natural do condor e de outras 100 espécies de aves, além de alpacas, vicunhas e lhamas. Natureza deslumbrante!

O Peru deve ser lembrado como o berço das civilizações da América do Sul. Guarda boas surpresas para os turistas que desejam ir além dos roteiros tradicionais e conhecer melhor toda a história dos povos andinos. A cultura Inca é surpreendente, porém esse povo foi precedido por civilizações muito avançadas, o que nos mostra um passado grandioso. Dentre estas, destacam-se as civilizações Lambayeque e Sican, que existiram entre 400 a.C. até o início da era cristã, e deixaram as ruínas de Túcume, um vale com 26 pirâmides.

Chiclayo - Museu Senhor deo Sipan
Na cidade de Chiclayo, norte do Peru, está o moderno Museu Tumbas Reales do Senhor de Sipan. O acervo da cultura Moche é impressionante, são belas cerâmicas, jóias em ouro e prata decoradas com pedras turquesa e lápis-lazúli. As peças foram encontradas em 1987 no Complexo Arqueológico de Huaca Rajada, junto com os restos mortais do famoso Senhor de Sipan – que comandou o povo Moche – civilização que viveu nessas terras há 1700 anos.

Trujillo - Ruínas de Chan Chan
A caminho da simpática Trujillo – terceira maior cidade do país – está Chan Chan, sítio arqueológico que conta um pouco da história dos Chimus, civilização que existiu entre 1200 a 1460, com as Huacas do Sol e da Lua e El Dragon. Vale a pena visitar El Brujo, a 60 quilômetros de Trujillo, onde foi encontrada a tumba de uma mulher mumificada, prática incomum nessa cultura. Batizada como a Senhora de Cao, mudou a ideia da cultura Moche como uma sociedade patriarcal. Pela quantidade de objetos sagrados encontrados no sarcófago, realmente se tratava de uma nobre mochica.

Cordilheira Blanca e Huaraz

Ainda na região norte, os amantes do ecoturismo e das montanhas podem se deparar com a grandeza da Cordilheira Branca. A porta de entrada é a Huaraz, na Província de Ancash, uma região repleta de trilhas entre belas montanhas e sítios arqueológicos. A cultura local é bastante preservada e enche os olhos de quem visita esses pequenos vilarejos encravados nas encostas.

Linhas de Nazca
Não podemos deixar o Peru sem ver um de seus grandes mistérios – as Linhas de Nazca. Ao sul de Lima, os antigos homens da cultura Nazca fizeram desenhos representando figuras geométricas, animais, aves, plantas e linhas retas por quilômetros. Essas imagens são gigantescas e a única maneira de observá-las é sobrevoando o deserto de avião. São verdadeiras obras de arte sob qualquer ponto de vista. O mistério é entender para que serviam.

Surpreenda-se com a diversidade desse país!

2 comentários sobre “Peru, um país que vale muitas viagens

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s