Alter do Chão é uma vila turística localizada a 32 Km de Santarém, no Estado do Pará, às margens do Rio Tapajós, afluente do Rio Amazonas. O acesso é feito a partir de Belém, em voo até Santarém e, de lá, traslado via terrestre, em estrada asfaltada.
O Rio Tapajós possui águas cristalinas e esverdeadas – característica única entre os afluentes do Amazonas – e na sua foz, proporciona o fantástico espetáculo do encontro de suas águas com as barrentas do Amazonas, sem misturar-se. Esse fenômeno ocorre devido as diferentes velocidade e densidade das correntes.
Conhecida como “Caribe Amazônico”, o município tem cerca de 2.000 quilômetros de praias exóticas, algumas de fácil acesso e outras completamente desertas e isoladas, banhadas pelas águas claras do Tapajós.
Além de praias fluviais e passeios de barco pelo Rio Tapajós, a região oferece cachoeiras, florestas e comunidades que podem ser visitadas. Vale a pena pernoitar a bordo e apreciar toda a beleza da região.
A pequena área urbana de Alter do Chão abriga o Centro para a Preservação da Arte, da Cultura e da Ciência Indígena (CPAI), conhecido como Museu do Índio, onde podem ser encontrados objetos raros e a história de 70 tribos da região amazônica.
Navegar pelos afluentes do Rio Amazonas é uma experiência única e deliciosa. O Rio Tapajós tem água esverdeada com extensos bancos de areia fina e branca no período de seca e o Rio Arapiuns possui água cristalina e diversas praias quase desertas!
Além da natureza exuberante, trabalhamos com algumas das comunidades ribeirinhas da região, trazendo o tempero da cultura local e do aspecto humano aos nossos roteiros. Confira!