“Foi enquanto eu passeava de bicicleta entre algumas vinícolas da região do Vale do Uco, na Argentina, com céu completamente sem nuvens e em uma tranquilidade sem fim que percebi como alguns conceitos pré estabelecidos sobre certos destinos podem fazer com que a gente não aproveite tudo de uma viagem. Explico: Mendoza é uma cidade argentina conhecida pela produção de ótimos vinhos e, por sua proximidade do Brasil, é destino conhecido de diversas pessoas. A maioria delas, no entanto, viaja a Mendoza como uma escapada rápida da rotina ou como uma das paradas de uma viagem que se prolonga pelo Chile ou pela própria Argentina. Ficam no máximo 5 dias, se hospedam na cidade, conhecem algumas vinícolas nos arredores e vão embora.
Eu mesma já tinha feito aquilo. Desta vez já estava no meu nono e último dia na região e percebi como, com o tempo a mais que dediquei, Mendoza tinha se mostrado para mim de outra forma.”
Denise Santiago (Diretora da Cia Eco)
A cidade de Mendoza
É ali, na quarta maior cidade da Argentina, entre ruas largas e arborizadas com edifícios em estilo moderno e art déco, que os viajantes se deparam com a primeira camada de Mendoza e da região de vinícolas. Simples, simpática, repleta de praças e museus, a cidade recebe bem os visitantes com história, arte e (por que não?) agito durante as noites. A vida boêmia ali é nítida. Restaurantes de alta gastronomia e bares renomados fazem com que a vida noturna se encha de gente, cores e sabores.
Vale muito a pena conhecer bem a cidade e aproveitar dos prazeres da boa mesa que ela oferece. Por isso, muitas pessoas se hospedam ali e fazem viagens diárias para conhecer as vinícolas, que se dividem em três regiões: Lujan de Cuyo, Vale de Maipo e Vale de Uco, cada uma delas com cultivos especializados de uvas e vinhos. No total, são mais de 144 mil hectares de vinhedos e 1.500 vinícolas que produzem dois terços de todos os vinhos argentinos.
O que fiz de diferente nessa viagem foi aproveitar o tempo para conhecer bem cada uma dessas regiões, me hospedando em hotéis fora de Mendoza. É ali, nos arredores da cidade, aos pés da Cordilheira dos Andes, que a natureza brilha como principal atrativo e o clima de montanha, aliado às terras férteis banhadas pelos rios Mendoza e Tunuyán, fazem excelentes vinhos.
Vale de Maipo

Entre as três regiões, o Maipo é a menor. Por isso, é um ótimo lugar para aproveitar os passeios de bicicleta entre os vinhedos. Ali, há aproximadamente 20 vinícolas e também um passeio imperdível: a olivicola Laur, que oferece tour na plantação de oliveiras e degustação de azeites.
Algumas sugestões de vinícolas no Vale de Maipu: Casa Vigil (El Enemigo), Família Zuccardi, Tapiz, Trivento, Mevi, Tempus Alba, Trapiche, Carinae, Cecchin (vinhos orgânicos).
Lujan de Cuyo

Conhecida como a terra do Malbec, a região também produz os famosos vinhos do tipo Cabernet Sauvignon e o Chardonnay. Tive oportunidade de conhecer a vinícola Catena Zapata, a mais renomada dali, com tradição familiar que perdura desde 1902. O tour por ali é uma viagem pela história em construções que tem uma arquitetura belíssima. E, claro, os vinhos são maravilhosos! Há diversos tipos de degustação, para todos os gostos.
Também pude conhecer a Bodega Vinorum, uma vinícola boutique com certificado de sustentabilidade e que oferece aos visitantes, além da degustação, o Museu da Cultura do Vinho, um espaço cultural onde o vinho e a história se unem em uma experiência única.
Além das vinícolas, em Lujan de Cuyo há um vilarejo simpático, que combina perfeitamente com as paisagens bucólicas e fazem a estadia na região muito agradável, um diferencial da viagem. Sugiro a hospedagem no Hotel Entre Cielos, um hotel boutique que oferece spa, quartos com hidromassagem, piscina e restaurantes de alto nível.
Outras sugestões de vinícolas na região: Archaval Ferrer, Clos de Chacras, Ruca Malen, Casarenas, Septima, Cheval des Andes, Ojo de Agua, Lagarde, Budeger, Anaia, Matias Riccitelli, Carmelo Patti, Suzana Balbo, Alta Vista, Vistalba, Renascer.
Vale de Uco

Mendoza é linda, Lujan de Cuyo é encantadora e o Vale de Maipo é uma região deliciosa. Mas não há cantinho que eu me afeiçoei mais do que o Vale de Uco – ele é espetacular. É a região mais distante da cidade de Mendoza e também a mais nova na produção de vinhos. Ainda assim, já é uma das mais respeitadas internacionalmente.
Estar ali é estar entre montanhas, com um visual impressionante. Por lá, me hospedei no hotel Casa de Uco, que super recomendo! A estrutura é incrível: os quarto possuem uma vista maravilhosa que parece sair de filmes, a energia é ótima e o conforto, o vinho, o atendimento, a gastronomia e os passeios são impecáveis.
O hotel de Cielo é outra hospedagem encantadora em estilo “estância”. Fiquei hospedada lá e me encantei com a receptividade de toda equipe, gastronomia deliciosa e sempre um encontro com músicos ao vivo à noite. Andar de bicicleta e fazer cavalgadas entre uma degustação e outra permite aproveitar o fato de estar no meio da natureza.
Para quem busca mais exclusividade, o The Vines Resort & Spa oferece um luxo descontraído. A equipe recebe cada hóspede como se fosse um amigo próximo. O hotel oferece experiências únicas e incomuns, como uma sala de degustação com vista 180° da Cordilheira dos Andes.
Outro ponto alto é a gastronomia com pratos de inspiração regional e tradicionais, criados pelo lendário chef argentino Francis Mallmann e servidos no restaurante exclusivo Siete Fuegos, de Francis Mallmann.
Na vinícola, o hóspede pode colher uvas ou até produzir seu próprio vinho ao lado do aclamado enólogo consultor, Santiago Achával. Eu tive a oportunidade de vivenciar essas exepriências e toda a calorosa hospitalidade do hotel The Vines, super recomendo!
Confira mais vinícolas no Vale do Uco: Salentein, Andeluna, Archaval Ferrer, Domaine Bousquet, Alpasion, DiamAndes, Rolland, Antigal, Laureano Gomez, Alfa Crux, Zorzal, Pocima, Los Toneles, La Azul, Rutini, Cuvelier Los Andes, Marcelo Pelleriti, Gimenez Riili, Super Uco, L’Orange, Siesta En El Tahuan, Tikal e Domaine Alma Negra (by Ernesto Catena).

“Nós amamos a viagem, os hotéis Hyatt e The Vines são incríveis e a assistência da agência local é espetacular. Agradeço todo o apoio e atenção, a Cia Eco sempre nos ajuda em todos os detalhes. Viagem dos sonhos! “ Silvia Leonardi e Márcio Del Fiori