Selecionamos 15 hotéis diferenciados, que oferecem mais que acomodação super confortável: representam também a essência do destino que você está visitando, são exemplos de atendimento cuidadoso e oferecem experiências inusitadas que com certeza fazem a diferença na sua viagem.
Chile
Pata Lodge


O Pata Lodge é uma fazenda em funcionamento e por isso produz frutas, legumes e cuida de algumas ovelhas. Ele tem em sua essência o objetivo de conservar a terra em que está localizado, devolver o máximo possível à floresta nativa e cultivar de forma sustentável de viver.
Com isso, oferece uma acomodação ao estilo de fazenda, com comida fresca e super saborosa, servida em jantares intimistas em que o chef prepara a refeição em uma cozinha aberta, próximo aos hóspedes. A localização não deixa a desejar: o hotel está situado em um vale, em uma curva larga do rio Futaleufu, na Patagônia Chilena.
Rio Palena Lodge


Pense em um lugar remoto, sem vizinhos por quilômetros de qualquer um dos lados que se olhe. Esse é o Rio Palena Lodge, que fica localizado na Patagônia Chilena, às margens do rio que dá nome ao hotel, na encosta de um vale andino. Chegar lá em helicóptero dá um charme extra à estadia.
Seu programa será idealizado durante o planejamento antes da chegada com seu gerente de experiência e um chef particular garantirá que todas as refeições sejam exatamente como você gosta. A construção é aconchegante e dá aos hóspedes uma ideia, porque mescla à decoração elementos da cultura indígena mapuche, típica do local.
Para os que gostam, o rio Palena é o paraíso da pesca – é possível sair em passeios com barcos infláveis para pescar trutas enormes. Já os aventureiros, há opções de atividades como trilhas de mountain bike, caminhadas em cachoeiras e rafting em corredeiras.
Para descontração e um momento de relaxamento, a lareira e o lounge ao ar livre são pontos de encontro especiais para os hóspedes após os dias de passeio. Há também jogos de tabuleiro, a possibilidade de observar estrelas da banheira de hidromassagem, além de churrascos chilenos tradicionais.
Awasi Patagonia

A rede Awasi tem o selo Relais & Chateaux, o que significa que a acomodação combina, além do luxo, do conforto e da privacidade, também a satisfação dos sentidos, principalmente aqueles relacionados à gastronomia. Além disso, os hotéis Awasi são os únicos lodges que oferecem um guia privativo e um carro 4×4 para cada quarto, o que torna os passeios super personalizados.
Na Patagônia Chilena, o hotel fica próximo a cidade de Puerto Natales, mas ainda bem isolado do restante das acomodações que existem por lá. Uma vez no hotel, você percebe que tudo está em harmonia com o ambiente natural. A decoração é rústica, mas super acolhedora, com diversos espaços que oferecem vista para a cordilheira.
Na sua chegada, o seu guia traça um mapa e fala sobre as opções de passeios, dependendo das previsões do tempo e do nível desejado de aventura e esforço. Durante as atividades, os atendentes e guias permanecem discretos, sem a necessidade de puxar conversas desnecessárias e deixando você super à vontade – parece um um amigo que sabe tudo sobre o local, em vez de um membro da equipe.
Vira Vira & Beyond


A apenas 20 minutos de carro da cidade de Pucón, na região dos lagos do Chile, e margeado por florestas, pelo rio Liacura e pelo vulcão Villarrica, o Vira Vira &Beyond oferece uma experiência de acomodação no melhor estilo fazenda contemporânea. Lá, a decoração é inspirada nos arredores – muita madeira cor de mel, artefatos indígenas Mapuche e alguns toques de cor -, sem tirar o protagonismo da natureza que está ao redor. Além disso, o hotel leva sustentabilidade a sério: eles produzem sua própria água potável, reciclam o vidro e os plásticos descartáveis são proibidos.
Como atividades, você pode subir ou esquiar por um vulcão ativo, pedalar pela florestas, fazer rafting nas corredeiras do rio ou andar de caiaque pela extensão de um lago glaciar. Depois, o hotel oferece todo o relaxamento necessário para o seu corpo: uma banheira de hidromassagem para dois, sessões de massagem profunda ou de yoga. E você também pode fazer um tour pelos belos jardins para descobrir a horta orgânica e visitar o fabricante de queijos que fica por lá.
Tierra Chiloé

Na costa leste da ilha de Chiloé, no Chile, o hotel da rede Tierra oferece vista para a Baía de Pullao e o Canal de Hudson. Castro, a capital da ilha, fica a apenas meia hora de carro. Todos, desde a equipe da recepção até os guias, oferecem um serviço impecável. Isso porque a ideia do hotel é cuidar de todas as suas necessidades durante a estadia – desde o café da manhã, almoço e jantar até a incrível variedade de excursões, que incluem passeios a cavalo, trekking, caiaque e visitas culturais às cidades da ilha.
Hangaroa EcoVillage

Localizado na Ilha de Páscoa, o Hangaroa oferece acomodações de luxo decoradas ao estilo dos famosos sítios arqueológicos que definem a ilha, os moais. Em alguns quartos, você pode encontrar uma banheira esculpida em pedra preta com um grande chuveiro decorado com mosaicos, característico da decoração local.
O hotel fica na parte central da ilha e lá você encontra um balcão de passeios, onde seleciona o que fará durante sua estadia. Além de conhecer a ilha e sua história, você pode andar de bicicleta, ir à praia, passear a cavalo, mergulhar e também aproveitar o spa e os restaurantes.
Argentina
Eolo

O hotel se destaca das outras acomodações na Patagônia Argentina porque consegue incorporar o ‘espírito da Patagônia’ em toda sua estrutura. Ele fica a apenas 30 minutos do aeroporto de El Calafate, a mesma distância do Parque Nacional Los Glaciares, lar do Perito Moreno Geleira. A decoração interior é simples e elegante – cada janela emoldura vistas magníficas das planícies da Patagônia, o que significa que o nascer do sol pode ser apreciado no calor da sua cama (com um excelente café).
Estância Cristina

Também localizada na Patagônia Argentina, próxima ao Parque Nacional Los Glaciares, oferece uma experiência no estilo estância ou fazenda patagônica, com decoração intimista, rústica e aconchegante. Todos os dias o hotel disponibiliza atividades que vão desde cavalgadas a excursões de barco até a geleira e passeios de quatro rodas até um mirante. É uma acomodação sazonal, que fica aberta de meados de outubro até meados de abril.
Pristine Camps

Salinas Grandes de Jujuy, o deserto de sal da Argentina, oferece uma acomodação sem igual: quartos em forma de iglu, com paredes que permitem ver a beleza do deserto e do céu estrelado. O Pristine Camps é um acampamento de luxo – um glamping – que oferece uma experiência inigualável. A chegada em 4X4 a partir do ponto de embarque designado é encantadora por si só, especialmente quando depois do período de chuvas, que o solo do deserto reflete o céu azulado. Os membros da comunidade indígena local Aguas Blancas, que também administram a cooperativa de mineração de sal, formam a equipe de atendimento.
Awasi Iguazu


Do lado argentino das Cataratas do Iguaçu, o hotel Awasi oferece apenas 14 villas que ficam literalmente em meio à selva localizada em volta do parque. Cada uma possui seu deck privativo e uma piscina – e, assim como todos os hotéis Awasi, um guia e um carro 4×4 para os passeios privativos e personalizados. É um lugar para deixar todos os problemas para trás e se desconectar da rotina.
Bolívia
Kachi Lodge



Aos pés do vulcão Tunupa, no Salar de Uyuni, a uma altitude de 3.600m acima do nível do mar, você pode se hospedar em domos geodésicos em uma experiência super exclusiva. Ali, com o teto transparente, um interior aconchegante e luxuoso, você pode observar o céu estrelado e aproveitar refeições de alto nível. Além disso, o glamping oferece visitas à aldeia de Conquesa, ao sítio arqueológico de Alcaya e Salinas, caminhadas até a cratera do vulcão Tunupa e passeios de mountain bike pelo salar.
Peru
Sky Lodge Adventure Suites

Já pensou em se hospedar em quartos suspensos em meio ao Vale Sagrado, no Peru? Pois você pode. O Sky Lodge Adventure Suites oferece cabines que são acomodações de luxo, com paredes e teto de vidro para que o hóspede aproveite a paisagem – de lá é possível ver o trem Hiram Bingham passar, seiscentos metros abaixo. Para chegar às suites, são cerca de uma hora e quinze de trilha com subida, o que requer um pouco de condicionamento físico. Para ir embora, os hóspedes fazem a tirolesa até o fim do vale.
Equador
Masphi Lodge


São pouco mais de cem quilômetros de estrada que levam os viajantes de Quito, capital do Equador, até o Mashpi Lodge. Ele está situado em meio à Reserva Mashpi, que é cercada pela floresta equatoriana Choco. Uma vez lá, você pode desfrutar de trilhas que levam a cachoeiras exuberantes, em meio à vegetação e os animais que por ali vivem, incluindo centenas de espécies de pássaros, borboletas, sapos da selva e até pumas.
Pikaia Lodge

O primeiro hotel de luxo das ilhas Galápagos foi construído à beira de uma caldeira vulcânica extinta, entre as colinas arborizadas da ilha de Santa Cruz. Para os viajantes que querem explorar as atrações terrestres das ilhas, oferece uma piscina, sala de cinema-biblioteca e barzinho, mas um spa e bicicletas e excursões pela ilha.