O Holi Festival típico do norte da Índia e do Nepal celebra o início da Primavera.
Em 2019, o evento acontecerá nos dias 20 e 21 de março.
Neste festival hindu, a Primavera é recebida com música, cores e muita alegria, como forma de simbolizar a vitória do Bem (Primavera) contra o Mal (Inverno). Durante a celebração do Holi, os participantes pintam-se e lançam pós coloridos ao ar, chamados Gulal.
Mas há algo mais para saber sobre as cores: na Índia, elas têm um significado
AZUL – A cor complexa dos deuses
Azul é obviamente a cor do rosto de um dos deuses mais famosos da religião hinduista: Krishna.
Mas o azul representa também Nilakantha que tomou veneno para salvar a criação e o mundo, o que tornou sua pele azul. Essa cor vem como lembrete de que o mal existe, mas pode ser contido através da coragem e boas ações.
VERMELHO – A cor das emoções
A cor vermelha gera energia nas pessoas, trazendo as emoções. Ela simboliza também a ambição pessoal e faz com que você tenha determinação na sua vida.
Nos casamentos indianos, as roupas vermelhas são as mais comuns, pois, com a energia envolvida, a cor simboliza o ato sexual, símbolo de felicidade para os recém-casados.
AMARELO – A cor das roupas dos deuses
Além de ser associada com a terceira casta (a dos mercadores), a cor amarela é usada nas roupas dos deuses. Acredita-se que Lord Vishnu pegou os raios do sol para confeccionar-se uma roupa de cor dourada. Dessa forma, ele e Krishna são quase sempre representados com vestidos de cor amarela.
VERDE – A cor da natureza e da felicidade
É a cor de uma outra manifestação de Vishnu, o príncipe Rama, que passou a maior parte de sua vida em exílio na floresta.
Na Índia central, as mulheres casadas costumam usar pulseiras verdes e um sari verde em homenagem a Rama.