Relato de Denise Santiago
Voltei faz poucos dias da minha terceira viagem para as Ilhas Maldivas, encantada em como cada canto de cada atol por lá é surpreendente e vale a pena conhecer. Já passei por mais de dez atóis em minhas experiências por lá, conheci inúmeros hotéis de luxo do norte ao sul das ilhas, conversei com gerentes, aproveitei spas, provei com cuidado as diferentes gastronomias, mergulhei diversas vezes nas águas límpidas e posso dizer com propriedade que a experiência nunca é a mesma.
O turismo das Maldivas tem se desenvolvido e aperfeiçoado cada vez mais, a capital, Male, cresceu bastante e as melhorias são constantes, o novo terminal do aeroporto está pronto. Os projetos de conservação ganharam força e o governo tem investido cada vez mais no turismo sustentável. O destino tão buscado para lua de mel agora se mostra também uma viagem ideal entre amigos (diga-se de passagem que a viagem é INCRÍVEL para mulheres amigas) e para famílias, mesmo as com crianças pequenas.
É por essas mudanças e pela variedade de experiências que as Maldivas oferecem que costumo dizer que a internet dá uma boa base de informações para começar a planejar uma viagem, mas há muito mais a se saber do que apenas reservar um hotel online. Há sempre os pormenores – que para nós, consultores de viagem, que temos contato próximo com os representantes do turismo maldivo, são simples.
Toda essa bagagem de conhecimento in loco que tenho compartilho com a equipe CiaEco, com treinamentos constantes junto aos parceiros e representantes das Maldivas. É através dessas informações, detalhes e vivências que moldamos cada viagem de acordo com as necessidades e expectativas do viajante, oferecendo a melhor opção de roteiro, acomodação, voos, consultoria para documentação, entre outras coisas. Abaixo, trago um pouquinho do vi e vivi para vocês.
Os atóis – a estrutura das Maldivas
As Maldivas são uma nação tropical no Oceano Índico composta por 26 atóis, que são formados por mais de 1.196 ilhas, das quais apenas 203 são habitadas.
Um atoll é um recife de coral em forma de anel, ilha ou série de ilhotas. Ele envolve um pedaço de água que os locais chamam de lagoa, uma parte de água calma, sem ondas. Às vezes, canais entre essas ilhotas conectam uma lagoa ao oceano aberto ou ao mar. As Maldivas se dividem em 26 atóis, alguns que listo abaixo.
Noonu Atoll: De Male, é necessário pegar um hidroavião para chegar até lá. Fica localizado na região norte do arquipélago e possui 71 ilhas, das quais apenas 13 são habitadas. Por cobrir uma área larga, muitas das ilhas estão espalhadas longe umas das outras, o que oferece privacidade. Por lá, há pontos de mergulhos que permitem ver tubarões, como Orimas Thila. Noonu também é considerado o melhor lugar nas Maldivas para hotéis de luxo, muitos dos quais são 5+ estrelas. Os principais são Velaa Private Island, Soneva Jani, Cheval Blanc, The Sun Siyam.
Haa Alif Atoll: De Male, é necessário pegar um voo doméstico para chegar até lá. É o atoll localizado na ponta extrema do norte da Maldivas e só abriu para o turismo estrangeiro em 2005, o que faz com que seja preservado e bastante reservado. Os principais hotéis deste atoll são Hideway, sobre o qual falo mais abaixo, e o Signature Collection by Hideway.
Baa Atoll: De Male, é necessário pegar um hidroavião para chegar até lá. Tamém localizado no norte das Maldivas, tem o título de Reserva da Biosfera Patrimônio UNESCO. É no Baa que há mais de sessenta locais de mergulho para visitar, em alguns deles você pode mergulhar com raias manta e tubarão baleia. Os principais hotéis deste atoll são Anantara Kihavah, Vakkaru Maldives, Finolhu, OZEN Reserve, Soneva Fushi, Amilla Fushi, Milaidhoo, The Nautilus e Four Seasons.
Raa Atol: É bastante grande e fica no noroeste das Maldivas, bem próximo do Baa Atoll. De Male, é necessário pegar um hidroavião para chegar até lá. Por estar exposto ao oceano aberto em seu lado oeste, muita vida marinha vive e visita a área, que é popular para mergulho. Os principais hotéis deste atoll são Heritance Aarah, sobre o qual falo mais abaixo, e o Joali.
Laamu Atoll: Localizado no sudeste do arquipélago, o Laamu . Para chegar até ele, é preciso pegar um voo regular e uma lancha. O principal hotel deste atollé o Six Senses Laamu, super reservado e de um luxo despretensioso.
Thaa Atoll: No sul do arquipélago das Maldivas, é onde fica o hotel COMO Maalifushi. Para chegar até lá é necessário uma viagem rápida de hidroavião.
Alifu Dhaalu Atoll: Fica na região oeste das Maldivas e você pode chegar por hidroavião. Os principais hotéis deste atoll são Conrad Maldives, Lily Beach e Lux Maldives.
Dhaalu Atoll: Localizado ao sudoeste das Maldivas, exige apenas um voo doméstico ou de hidroavião para chegar até lá. Por lá, recomendo os hotéis Niyama e Baglioni.
North Male Atoll: Bem próximo à Male, você precisa pegar apenas um barco para chegar até o atoll. Por lá, recomendo os hotéis Huvafen Fushi, One&Only, Baros Maldives, Banyan Tree, Sheraton Maldives e Varu by Atmosphere.
South Male Atoll: Também bem próximo à Male, você precisa pegar apenas um barco para chegar até o atoll. Por lá há ótimos hotéis, como Anantara Veli e Dighu, OZEN at Maadhoo, OZEN Reserve Vittaveli e Hard Rock.
Por onde estive: minhas experiências recentes nas Maldivas
Durante minha última viagem às Maldivas, pude me hospedar em três hotéis, localizados em três atóis diferentes. O primeiro foi o Sheraton Maldives, que fica no North Male Atoll, bem próximo à capital (são apenas 10 minutos de lancha). Sua localização e custo benefício é a combinação perfeita para uma estadia rápida de início de viagem, para descansar dos longos voos. Por lá, provei que a gastronomia é realmente de ótima qualidade, me encantei com o SPA e pude ver que as suítes em frente à praia estavam recém reformadas, bem novas.





De lá, segui para Heritance, que fica no Raa Atoll, na região noroeste das Maldivas. O hotel oferece hospedagem all inclusive premium, que inclui todas as refeições além da hospedagem. O que me encantou por lá foram as atividades aquáticas, que são muitas: a piscina de borda infinita belíssima, a possibilidade de andar em um caiaque transparente, visualizando os animais dentro da água abaixo de mim, além do mergulho, fly boarding, wind surfing, snokeling, kite surfing e jet ski. As vilas também oferecem ótima infra estrutura e são ideias para famílias, enquanto os bangalôs são muito bonitos, com piscina e café da manhã flutuando – ideal para casais.





Por fim, fechei minha viagem com uma hospedagem no Hideway, localizado no Haa Alif Atoll. Ele também é um hotel all inclusive (e possui um ótimo custo benefício!). As acomodação são muito boas: os bangalôs são super amplos e possuem piscina privativa, enquanto as vilas tem uma estrutura espetacular, ótima para famílias. Por lá, há uma região privilegiada para snorkeling, que parece uma piscina de tão tranquila.






Quer ir para as Maldivas? Fale com a CiaEco
Depois de compartilhar um pouco do meu conhecimento sobre as Ilhas Maldivas, faço um convite: entre em contato com nossa equipe, converse comigo ou com alguma consultora CiaEco e garanta uma viagem inesquecível. Além de uma experiência adequada ao seu orçamento, necessidades e expectativas, nós oferecemos:
- Consultoria sobre toda documentação necessária;
- O melhor seguro viagem para cada cliente;
- Material de viagem com informações completas e dicas do destino;
- Assessoria durante toda a viagem e após;
- Custo-benefício: os valores da internet podem ser similares, mas não incluirão toda a assessoria e personalização da viagem.
Quer viajar em família? Veja as dicas para uma viagem tranquila com as crianças.